quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Importância da Respiração no Exercício Físico - Parte 6

Comfira as partes 4 e 5 AQUI!



PARTE 6 -RESPIRAÇÃO X SISTEMA NERVOSO

Tem havido um aumento considerável da insegurança nas relações humanas, à medida que o homem afastou-se do primitivo e do rural, para o urbano e o industrial.

    Ele tenta reagir instintivamente e estas situações usando de forma inconsciente a resposta de "luta-ou-fuga", conhecida também como "reação de emergência". As mudanças incluem aumento de pressão arterial, aumento do ritmo cardíaco, aumento do ritmo respiratório, aumento do metabolismo do corpo, ou índice de queima de combustível.


    Fisiologistas evidenciam através de estudos que, sujeitos hipertensos, angustiados, estressados, podem reduzir estes problemas fazendo sair regularmente esta resposta. É a chamada resposta do relaxamento (utilizando técnicas de respiração), uma resposta contrária e involuntária que provoca a redução na atividade do sistema nervoso simpático.

    No Oriente, as funções fisiológicas podem ser controladas através do uso de antigas técnicas de meditação da Yoga, do Zen-Budismo, do Ch'i-Kun, capazes de reduzir o consumo de O2 ou o metabolismo, um mecanismo involuntário parcialmente ligado ao sistema nervoso simpático. Estudos realizados em monges zen-budistas, mostraram que estes podiam reduzir o seu consumo de O2 em torno de 20% tornando este estudo mais um indicador de que, por meio do controle de certos atos mentais voluntários, os mecanismos involuntários do corpo ou do sistema nervoso autônomo, podem ser alterados.

    Nas práticas das Artes Marciais orientais, principalmente as de origem chinesa, dá-se um grande enfoque ao trabalho respiratório, todo ele direcionados às premissas do taoísmo, onde a abordagem não só passa pela questão da técnica física, mas sim, pela, também, atividade mental. Para se ter uma idéia, existem quarenta diferenciados métodos de respiração utilizados pelos taoístas (PAGE,1989; QING, 1999)). Para os chineses, através dos exercícios respiratórios, quando executamos uma demorada visualização mental, uma meditação, contemplação e uma auto-sugestão, há a possibilidade do aumento do controle sobre o sistema nervoso central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário