quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Importância da Respiração no Exercício Físico - Parte 4 e 5

Confira AQUI a parte 3!



PARTE 4 - RESPIRAÇÃO X EMOÇÃO: MOVIMENTO E ADESÃO EMOCIONAL VOLITIVA

A experiência vivencial do cotidiano, demonstra que o homem atual, com seus espaços delimitados, apresenta-se angustiado, emocionalmente descontrolado, inseguro com os padrões de relações na sociedade. Sendo o oxigênio, o elemento que nutrirá o cérebro e este estimulará o sistema nervoso periférico e central, fará com que este homem inseguro e angustiado tenha outro tipo de comportamento, ou seja, cauteloso e equilibrado perante à circunstâncias diversas.

    Pesquisas afirmam que, o fato de mal-estar ou dificuldade respiratória na mulher gestante, não é causado pela compressão das vísceras e sim por pressões psicológicas e ansiedade. O pico da capacidade vital acontece da 28a a 36a semana da gravidez, ou seja, um aumento em torno de 15%. NAKAMURA (1987), destaca que através da respiração profunda, o nível do diafragma baixa em torno de 3 a 4 cm do normal, e que a cada cm abaixo do nível, a capacidade torácica cresce 250 a 300 cm3 em média. Aumentando 1 cm para baixo e 1 cm para cima, chega de 1000 a 1200 cm3. Onde uma pessoa normal com boa saúde chega a 400 cm3, e um maratonista depois de vários anos de treinamento, possuidor de uma capacidade vital excelente, chega a ter em média 5000 a 8000 cm3.

PARTE 5 - RESPIRAÇÃO X CADEIAS MUSCULARES E ARTICULARES

Necessário se faz sabermos distinguir a função respiratória com características e propósitos fisiológicos das respirações com outros propósitos, tal como: a descontração muscular e o relaxamento global.
    Para CAMPIGNION (1998), podemos classificar o processo respiratório em:
  • Respiração Natural, tendo o propósito de ventilação e oxigenação dos tecidos;
Tipo Adinâmica - quando em repouso, deitado ou sentado com o tronco apoiado num encosto. Atende a uma baixa necessidade de O2 causado pela não atividade. A intervenção muscular diafragmática é mínima. Respiração ventral. Para os taoístas, este tipo de respiração não tem limite de tempo, ritmo e espaço. Faz-se com o corpo relaxado, em estado consciente de que se efetua uma respiração de maneira natural.
Tipo Dinâmica - quando em estado de vigília, de pé e ativo. Este tipo de respiração está associada a estática bípede vertical.
  • Respiração Forçada, exigida quando de uma maior necessidade de oxigênio, exigindo uma maior quantidade de músculos periféricos e de certos músculos de revezamento, dando assim, um maior volume da região torácica;
  • Respiração Reeducativa - também chamada por DENYS-STRUYF (1995), respiração natural reflexa. A prática desta maneira de respirar promove uma liberação das tensões, dando assim, mais liberdade articular e muscular tanto na caixa torácica como no corpo quanto conjunto. Isto ocorre, devido ao tempo forte e ativo do ato de expirar, facilitando o relaxamento pelo alongamento dos músculos responsáveis pelo bloqueio torácico quando em posição inspiratória.
    A maneira de respirar varia de acordo com as diversas tipologias e das necessidades de organização das alavancas proclives da coluna vertebral, implicando de maneira favorável ou desfavorável do alinhamento e, conseqüentemente ao ato de respirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário