quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Importância da Respiração no Exercício Físico - Parte 1

Olá, encontramos uma matéria sobre a Importância da Respiração no Exercício Físico, iremos postar a matéria aos poucos durante a semana.
Aproveitem!


A Importância da Respiração no Exercício Físico
PARTE 1 - INTRODUÇÃO


    Este estudo pretende fornecer subsídios, no sentido de conscientizar os professores de educação físicas e técnicos de equipes esportivas, sobre a importância da respiração, quando estes submetem seus alunos e/ou atletas às atividades corporais.


    Tem-se geralmente como conceito para respiração, o ato de permuta entre os seres vivos e o ambiente, de certos elementos gasosos. Um outro conceito, sendo mais específico, diz que são os meios de fornecimento de oxigênio para o sistema metabólico intra-celular e posteriormente a eliminação do CO2, sendo este um dos produtos finais dos mecanismos metabólicos.

    Em geral a respiração é vista apenas como uma resposta à necessidade fisiológica de troca de gases, porém existe uma relação entre a respiração inconsciente e o sistema emocional em que se encontra a pessoa, devido a hiperoxidação (ALEXANDER, 1989). Testes de Rorschach, provaram alterações emocionais devido a esta hiperoxidação (NAKAMURA,1987). Portanto, um bom nível de oxigênio, diminui a oxidose na circulação sangüínea, evitando doenças como o colesterol, a trombose, como também melhora as funções dos glóbulos vermelhos e brancos.

    Quando ainda feto, o ser humano utiliza uma respiração bronquial, ou seja, pela circulação nutritiva das artérias brônquios (HAEBISCH,1973), e já recém-nascido uma respiração pulmonar, começando a ter relevância a utilização do elemento oxigênio. A capacidade vital será um dos principais determinantes para a aquisição da condição física e mental. Conseqüentemente, para a aquisição dessas condições, o ser humano é possuidor de um importante músculo, o diafragma, considerado desde a remota antiguidade, como o músculo essencial a respiração. SOUCHARD (1989), considera o diafragma como o único músculo verdadeiramente respiratório.

    O diafragma é uma membrana muscular responsável pela ritmação da respiração. Seu movimento estimula o plexo solar e estabiliza as funções mentais, equilibrando o ciclo respiratório proporcionando uma estabilidade e aperfeiçoamento da condição física e mental. Em estudos realizados no período pós-guerra, descobriu-se que, quando o homem respirava profundamente aparecia em sua corrente sangüínea, a endorfina. Esta substância afeta o córtex cerebral e ajuda o homem a esquecer e a eliminar da memória receios e pavores, como também controlando e regulando a função de vários órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário