quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Importância da Respiraçaõ no Exercício Físico - última parte

Perdeu alguma  parte? Pode conferir clicando nos links abaixo:

PARTE 1 - PARTE 2 - PARTE 3 - PARTE 4 E 5 - PARTE 6 - PARTE 7

Parte 8 - Considerações finais

    Analisando os enfoques dirigidos à importância da respiração como um processo importante na evolução do ser humano, tanto do lado da sua formação física quanto intelectual, como também na sua formação emocional de acordo com as necessidades reais dos grupos sociais, verifica-se neste contexto, que antigas civilizações como os fenícios, que já tinha o seu "Livro das Respirações", os chineses, os indus e os japoneses, tinham e têm a respiração como um ato vital para o ser humano.

    Pesquisas são voltadas para a importância do processo respiratório, no campo da medicina, da psicologia e psicoterapia, da bioenergética, das artes marciais e nos treinamentos de atletas de alto-nível. Isto faz com que se veja nos profissionais de educação física e esportes, uma aparente falta de consciência e aplicabilidade da relevância da respiração, quando em atividade ou em repouso.

    Este estudo sugere que técnicas respiratórias não sejam ensinadas ou executadas exclusivamente em algumas práticas esportivas que recebem treinamentos de alto-nível ou em sessões de relaxamento, mas sim na tenra idade do ser humano, quando criança, em suas aulas de educação física e nas escolinhas de práticas esportivas.

    Se nos vários segmentos da prática da educação física existe o que prega a prática esportiva, e se este segmento torna-se conhecedor de que, em repouso o gasto de O2 na respiração é em torno de 5% do uso total do O2 respirado e que uma hipoventilação voluntária, nos torna possível aumentá-la para aproximadamente 30% (WEST, 1986), como também logo após uma respiração normal, terá os pulmões cerca de 0,5 litro de O2 mas que logo após efetuarmos uma inspiração máxima poderá chegar em torno de 1 litro de O2, por que não enfatizar a prática de técnicas respiratórias quando nos treinamentos de suas equipes e nas turmas de iniciações esportivas? Já que tornou-se conhecedor que estas práticas trarão benefícios aos seus alunos, tanto do lado da saúde como do rendimento.

    Atento também para um outro segmento, o que enfatiza a educação física como um meio formador do cidadão num contexto físico, psíquico e social, e que tem uma preocupação maior na interação e nas relações sociais. Relação social implica em comportamento e este em estado emocional. Nossas emoções atualmente estão dependentes de nossas tensões, tensões estas causadas pelas ânsias de poder, de crescimento, de tecnologia, enfim, envolvemo-nos na corrida do produzir mais e mais, na luta do capitalismo, e entramos inconscientemente numa constante batalha, a da luta-ou-fuga.

    Estas constantes situações de "luta-ou-fuga", faz com que respiramos menos e mal, e cabe a nós profissionais da educação física, engajados nessa luta de passar-e-receber conhecimentos para a formação de cidadãos e engajá-los numa sociedade voltada no bem-estar das relações inter-pessoais, dando enfoque e aplicabilidade da importância do processo respiratório em nossas atividades.

    Finalizando, acredito que a aplicação de técnicas respiratórias em nossas aulas de educação física e esportes, seja um processo de transformação, a qual trará influências e modificações no cotidiano de nossos alunos. Desta maneira, acredito que a enfatização do processo respiratório na educação física e na prática esportiva seja fundamental.

CHEGAMOS AO FIM DA NOSSA MATÉRIA DA SEMANA, ESPERAMOS QUE TODOS TENHAM GOSTADO!

SEMANA QUE VEM TEM MAIS!
BOM CARNAVAL A TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário