quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Importância da Respiração no Exercício Físico - Parte 7

Confira a parte 6 AQUI!

PARTE 7 - RESPIRAÇÃO X VIBRAÇÃO: EXPANSÃO E RECOLHIMENTO

Não existe na natureza, algo em repouso absoluto. Desde o menor átomo até o maior dos astros, tudo está em vibração contínua.

    Com inúmeras formas e variedades as energias manipulam as matérias, resultando assim uma vibração harmônica. Os átomos do corpo humano vivem em constante vibração, executando incessantes permutas e transformações.


    Toda esta vibração segue um certo ritmo. Ritmo encontrado nos movimentos dos planetas, das marés onde executam os fluxos e refluxos, ritmo encontrado em todo o Universo.
    Como nosso corpo faz parte do Universo, ele está sujeito a estes ritmos e a respiração está baseada neste princípio. É a partir deste ritmo que podemos obter uma grande quantidade de ar e usá-lo como desejarmos para obter resultados esperados.

    Na respiração, devemos adquirir uma idéia de ritmo, observando e controlando as unidades de tempo entre inspiração e expiração, como também as de retenção. O ritmo é mais importante que a extensão da respiração.

    Existe uma alternância periódica entre as narinas direita e esquerda quando respiramos, é o chamado ciclo nasal. Podemos facilmente constatar este ciclo da seguinte maneira: colocando a falange distal do dedo polegar na abertura de uma narina e em seguida assoar a outra narina, depois inverta o processo e notará que uma das narinas libera mais facilmente a expiração.

    Os iogues, afirmam que quando respiramos adequadamente usando o método da narina alternada, há uma interferência no nosso estado comportamental, provocando em bem-estar. AMARAL (1984), cita que no Canadá realizaram estudos descobrindo que as atividades executadas tinham uma correlação com as atividades do cérebro direito e esquerdo, atuando estes em ciclos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário