Disputando a preferência dos alunos e o espaço dentro das piscinas, as modalidades de atividades aquáticas mais conhecidas e tradicionais como a natação e a hidroginástica tem hoje adversários de peso e de grande eficiência.
Ciclismo, musculação, corrida, entre outras atividades feitas em salas de ginástica foram parar dentro das piscinas, o que torna uma excelente alternativa para pessoas com problemas articulares e de coluna, já que o impacto dentro da água é reduzido.
Exercícios dentro da piscina promovem o fortalecimento muscular, devido a pressão hidrostática (exercida quando o corpo está submerso), além do efeito massageador da água que favorece a circulação sanguínea.
Estas modalidades moldam o corpo, refrescam as idéias, além de serem descontraídas e muito divertidas. Conheça um pouco mais sobre elas:
Hidro Jump: A aula é feita em cima de uma mini-cama elástica individual. Na aula o aluno impulsiona o corpo dando saltos, treinando o equilíbrio. Indicada para quem quer emagrecer, ganhar força muscular, prevenir ou tratar a osteoporose. A aula provoca um estímulo ósseo e muscular, fortalece os membros inferiores e a cintura.
Durante a aula é feita uma variação de exercícios localizados, em que são trabalhados os membros superiores. Neste tipo de aula você pode queimar em média 500 calorias em 45 minutos.
Segundo a professora Giselle de Souza, da Academia Estilo do Corpo, as aulas aliam exercícios aeróbicos com movimentos coreografados, que desenvolvem ritmo, consciência corporal, equilíbrio, condicionamento físico, agilidade e resistência de uma forma muito gostosa e descontraída, o que tem atraído inúmeras alunas para as academias.
É uma aula que dá para trabalhar com pessoas em diferentes níveis de condicionamento, pois cada um segue o seu próprio ritmo de acordo com sua capacidade. Os iniciantes podem começar utilizando o apoio das barras laterais da piscina até que tenham equilíbrio para soltá-las, passando a utilizar materiais como palmar e pesinhos entre outros, até que consigam realizar os saltos sobre a cama sem material, utilizando-se apenas da resistência da água.
Hidrobike: Esta modalidade é realizada em cima de uma bicicleta feita em aço inox (a prova de oxidação) que permite aos alunos pedalarem dentro da água aproveitando os benefícios que o meio aquático proporciona.
É uma aula de puro condicionamento físico, que tem como objetivo principal desenvolver força e resistência muscular. São trabalhadas principalmente as pernas, glúteos e o abdômen em menor proporção, além da capacidade aeróbica e anaeróbica, aproveitando as vantagens de ter o corpo imerso na água e do treinamento do ciclismo. Para as mulheres é muito interessante, pois ajuda na redução da celulite.
Veja outros benefícios desta modalidade:
A água diminui o stress térmico devido a facilidade de perda de calor, que resulta em um maior tempo de atividade física de média e alta intensidade;
Gasto calórico elevado. Em 45 minutos consegue-se queimar 500 calorias em média;
Segurança articular, pois na água há redução do peso corporal, o que diminui a sobrecarga das articulações;
Indicado para crianças a partir de 14 anos por causa da altura do banco;
Melhora da capacidade respiratória;
Para praticar esta modalidade é necessário o uso de sapatilha de neoprene com solado emborrachado para evitar escorregões e não machucar a sola do pé. Também é necessário o uso de bermudas de ciclismo que possuem um revestimento especial entre as pernas e na região do glúteo.
Integral Surf Training: É um programa de condicionamento físico voltado ao surf. Consiste na prática de três modalidades:
Musculação: realizada 3 vezes por semana, com o objetivo de adquirir força muscular de músculos específicos e necessários para a prática do surf e a compensação daqueles nem tanto solicitados;
Alongamento: realizado 2 vezes por semana, trabalha postura corporal, equilíbrio, flexibilidade, concentração, tônus muscular.
Atividade aquática: realizada em piscinas olímpicas, inclui orientação e a prática de exercícios para melhorar a preparação aeróbia e anaeróbia, com aulas de natação nos estilos crawl e costas, apnéia (suspensão da respiração), flutuação, jogos com caráter recreativo e a remada em pranchinhas e pranchões, sendo esta realizada 5 vezes por semana.
Esta modalidade é indicada para aqueles que já surfam e pretendem melhorar o condicionamento físico específico e o preparo técnico, e dessa forma conseguir surfar com qualidade e reduzir os riscos de lesões, como também para aqueles que estão iniciando ou querem iniciar, mas sentem dificuldades em enfrentar o mar.
Por ser uma atividade muito descontraída e sem preconceitos, o surf na piscina é cada vez mais procurado pelo público feminino, pois embeleza e melhora as formas do corpo, fortalece e ainda emagrece! Pode-se eliminar em uma semana cerca de 360 calorias no alongamento, 980 calorias com a musculação e 4450 calorias nas aulas dentro da piscina.
A Aquática Slade possui varios desses produtos para a realização dessas atividades! Se ficou interessado e gostaria de ter isso em sua academia, casa, ou loja, acesse nosso site:
Ou ligue
(11) 4413-4996/5722
Nenhum comentário:
Postar um comentário