quinta-feira, 9 de maio de 2013

Atividades recreativas aquáticas

Ofertar as atividades recreativas e gerar o prazer do ser humano em contato com a água caracteriza papéis fundamentais da atuação profissional do recreador.

O homem ao estar no meio aquático permite a explorar, de forma lúdica, uma prática corporal, resultando em prazer e satisfação, sendo assim, excelente opção de atividades recreativas.

O recreador depara-se, na sua vida profissional, com piscinas e complexos aquáticos em duas persas áreas de atuação.

Até meados de 1980, as piscinas eram construídas, quase que de forma exclusiva, à prática dos desportos aquáticos, como a natação e o pólo aquático. Atualmente as piscinas são programadas para a prática desportiva e às atividades de lazer.

Ofertar as atividades recreativas e gerar o prazer do ser humano em contato com a água caracteriza papéis fundamentais da atuação profissional do recreador.

A Recreação Aquática também visa o desenvolvimento físico do praticante, mas seu objetivo principal é a prática de uma atividade que vislumbra a ludicidade, e não o treinamento das capacidades físicas.

O profissional do lazer deverá adequar as atividades ao ambiente aquático, estando atento a alguns detalhes importantes. Aí são eles:



1. Adaptação do jogo com relação à faixa etária;

2. A profundidade da piscina poderá ser um fator limitante de deslocamento;

3. Certificar-se da segurança que a piscina proporcionará aos participantes como pisos escorregadios, por exemplo;

4. Ter conhecimentos básicos em primeiros socorros para casos emergenciais;

5. Atenção e Segurança são palavras chaves do profissional aquático;

6. Dividir as equipes de forma homogênea, mantendo equilibradas;

7. Conhecer as regras dos jogos de forma precisa;

8. Explicações breves e objetivas;

Atuar como recreador aquático requer estudos e muita criatividade, adaptar as atividades para as piscinas são para profissionais competentes.



Jogo da Alga Marinha

Objetivo: Adaptação ao meio líquido

Materiais: Kit Alga Marinha da Aquática Slade (para saber mais do nosso mais novo produto ligue 4413-5722/4996)




JOGO DO BOB ESPONJA

Objetivo: Adaptação ao meio líquido e desenvolvimento da coordenação motora global.

Materiais: Esponjas e duas tigelas.

É um jogo de estafetas. O grupo é dividido em duas equipes, sendo-as dispostas em colunas. O primeiro jogador deverá estar com uma esponja na mão, posicionado de frente à uma tigela que estará na borda da piscina. Ao sinal do recreador, o jogador levará a esponja molhada até a tigela, apertando-a e despejando toda a água nela contida. Passa-se a esponja para o próximo jogador, e assim sucessivamente. Quando todos os jogadores das equipes passarem pela esponja, verifica-se qual tigela tem mais água. E assim declara-se a vencedora. Como variação pode utilizar as camisetas ao invés das esponjas.



A MÚMIA

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio.

Materiais: Dois lençóis

Os jogadores estarão dispostos em duas colunas. Cada equipe, em média com 6 ou 8 jogadores, escolherá um jogador para ser a múmia, que estará enrolada dos pés ao peito com um lençol. Os demais componentes têm a função de levar a múmia até o outro lado do campo de jogo. A múmia estará deitada em decúbito dorsal (barriga para cima) sobre os colegas, e não pode ser molhada. Ganhará a equipe que conseguir chegar primeiro e com a múmia seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário