Hoje vamos falar da importância em hidratar o corpo durante a prática de exercícios físicos, treinamentos e competições.
A água é o maior componente do corpo humano ocupando entre 45 e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal.
Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental que o rendimento físico e saúde não sejam prejudicados.
Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo do ritmo e intensidade.
A perda de peso no atleta é um importante indicador de desidratação e deve ser observada atentamente.
Importante: a sede acontece depois da desidratação, então não espere sentir sede para ingerir líquidos.
Sem se reidratar, o atleta pode ter um débito cardíaco, pode ocorrer a diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos e um grande prejuízo na performance.
Estudos comprovam que uma mistura apropriada de líquido com carboidratos e eletrólitos podem melhorar o desempenho do atleta.
As bebidas esportivas, amplamente usadas nas academias e centros de treinamento, são compostas de eletrólitos e carboidratos. Os eletrólitos são responsáveis pela reposição ao organismo do que foi perdido com o suor. Os carboidratos, melhoram o paladar, e estimula a absorção de líquidos e eletrólitos no intestino delgado. Um exemplo fácil e barato de bebida esportiva é o soro caseiro, embora seu gosto não seja agradável para algumas pessoas.
Abaixo algumas dicas de hidratação adequada para determinados treinamentos e atividades:
- Hidratação antes da competição ou treinamentos intensos
• Beber 500 ml de líquidos 2 horas antes da atividade.
• Aumentar a hidratação 1 dia antes da competição.
• Se possível a cada 20min de prova ingerir água.
• Não consumir bebidas alcoólicas, refrigerantes ou café em excesso.
- Após a atividade intensa
• Hidratar com alguma bebida isotônica / esportiva.
• Fazer uma refeição rica em carboidratos.
Os líquidos devem ser consumidos de preferência gelados para facilitar o esvaziamento gástrico. Quanto mais rápido ele deixar o estômago, mais rapidamente você sentirá os benefícios.
É importante lembrar, que não é só em competições que a nutrição e hidratação deve ser cuidada. Essa deve ser uma prática diária, pois o treinamento faz parte da competição e essa pratica sendo diária, trará benefícios no grande dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário