segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Uso da Música nas Academias


Cada vez mais o público que frequenta Academias de musculação, aumenta, e aumenta muito. Fatos como de que a assombração da obesidade causa cada vez mais pânico nas pessoas e a necessidade de “estar bem” ou mesmo de ter um físico “glorioso” está na moda, ajudam a lotar as academias por este Brasil a fora. Mas, você deve estar se perguntando: em que a música e um bom som ambiente ajudam nisso? O que eles podem fazer pelos usuários, funcionários e pelo caixa da sua Academia? Bem vamos estudar isso hoje, neste artigo.

Benefícios da Música


Não há como dizer que a música não possui ligação com a atividade física. A maior prova é que Instituições de Reabilitação e Academias com atividades físicas voltadas à saúde, já utilizam a música ambiente há muito tempo. É assim também com as academias de ginástica e aeróbica, onde a música tem a função de ampliar e dar ritmo a atividade física. Agora você pode até perguntar: Mas em que a música pode ser útil nas Academias de Musculação?
Vamos aos argumentos:
A atividade física acompanhada de um ritmo musical, seja em situação de pratica individual, como por exemplo, na utilização de fones de ouvidos ou em situação grupal com Som para Ambiente, pode beneficiar o esforço, aumentando a motivação ou agindo como um elemento de distração do desconforto. A música acaba se tornando uma forma de prevenção contra a monotonia existente na atividade física sistemática.
Fica muito mais fácil se você faz algo, muitas vezes repetitivos e que necessitam de algum esforço, se você está distraído. E quer melhor distração do que uma boa música?
E a musculação feita com música, por acabar ficando mais agradável, pode reforçar a sensação de “desligamento” no qual a pessoa fica intrinsecamente, motivada, totalmente envolvida e absorvida pela atividade.


Um problema a resolver


Um problema que eu tenho percebido em muitas Academias de Musculação é o ambiente. Tanto visual, quanto sonoro. E pode acreditar, isso influencia no humor do cliente e principalmente se ele vai ou não, voltar no outro dia, após ter realizado uma aula experimental.
Muitas pessoas querem ou precisam frequentar academias, mas não se identificam com o ambiente ou consideram entediante demais ficar algumas horas malhando. Até porque, ninguém merece ficar na academia ouvindo bateção de ferro e pisada de gente na esteira, como o som ambiente do local.
Para se ter uma ideia, academias modernas tem espalhado TVs de LCD em todo o ambiente de musculação, que auxiliado com um bom equipamento de Som para Ambiente, passam Shows e Vídeo Clipes.
Muitas pessoas arranjando um jeito para suportar o stress e superar o esforço feito na academia, levam seus Ipods presos aos seus fones de ouvido, e escutam música durante a aula de musculação.
Mas para que arriscar perder clientes se você pode facilmente colocar um som ambiente?


Som para Ambiente


A pergunta que nos vem agora é: Que tipo de música tocar em uma academia de musculação. Deve-se tocar de tudo, é claro, mas uma playlist de qualidade pode fazer toda a diferença. Em geral músicas eletrônicas, músicas dos anos 80, HipHop populares e Rock’s mais leves, agradam mais ao público de academia. Porém uma dica que nós sempre damos, e em todos os casos de sonorização para música, é que você dono/gerente de academia de musculação disponibilize uma cartilha, com as seguintes perguntas: 1- Que tipo de música você gostaria de ouvir aqui na academia. 2- Quais são seus artistas favoritos?. Feito isso, deixe na recepção (se houver), ou em qualquer balcão na academia e incite os clientes a responderem. Em um mês você terá em mãos, basicamente, o gosto musical dos frequentadores da sua academia. E o que pode ser melhor do que tocar o que seus clientes querem ouvir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário