segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O que é Vigorexia?

Aqui segue uma matéria sobre vigorexia, que achamos interessante e estamos disponibilizando para sua leitura!

Vigorexia:
O distúrbio não é tão recente, contudo, apenas há pouco tempo passamos a ouvir relatos de pessoas que sofrem desse mal. Diferentemente da anorexia e bulimia, que são termos conhecidos há mais tempo.

Assim como na anorexia, na vigorexia a pessoa tem uma visão distorcida do própio corpo. Sendo que a vigorexia acomete mais os homens.

Os vigoréxicos são divididos em dois grupos: aqueles que são viciados em exercícios físicos, mas não se preocupam com massa muscular, e os que se preocupam excessivamente com o volume muscular. Por mais que estejam com a musculatura definida, sempre pensam que poderiam melhorar, que ainda estão muito fracos e nem imaginam viver sem o exercício físico. Esse segundo grupo predominante pratica musculação e fisiculturismo.

É curioso observar que apesar desse distúrbio evidenciar-se no físico do indivíduo, ele tem a gênese no psicológico. Portanto, muitas vezes, para que possam voltar à realidade e enxergar-se exatamente como são, deve haver um acompanhamento multidisciplinar de médicos, nutricionistas, educadores físicos e psicológicos.

Pessoas que sofrem de vigorexia não se importam com dores ou qualquer sinal do organismo de pedido de socorro. Treinam indiscriminadamente em busca de algo sempre inatingível, pois sempre querem mais, nunca estão contentes, nunca o corpo está da maneira como sonharam.

Sabe aquele ditado que nossa avó dizia: ''Tudo o que é demais sobra'', é uma realidade verdadeira no exemplo da vigorexia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário